• helenaline9

A importância do planejamento financeiro para sua empresa

Um bom planejamento financeiro é o primeiro passo para o sucesso do seu negócio. É o que vai permitir a sobrevivência da sua empresa.

A falta de recursos financeiros e a má administração do dinheiro estão entre os motivos que levam as empresas a fecharem as portas ainda nos primeiros anos de vida.

O planejamento financeiro auxilia o empreendedor a executar suas estratégias de curto e longo prazo, estabelecendo metas financeiras para alcançar os objetivos do seu negócio.

Permite que o dono tenha uma visão completa e consiga tomar decisões rápidas e eficientes.

O que é planejamento financeiro?


É criar um plano, que inclui planejar seus gastos e prever os lucros. De nada adianta vender horrores se você não sabe quanto gasta para manter seu negócio.

Além disso, não podemos esquecer dos compromissos com o governo, como pagamentos de impostos. Portanto, uma boa gestão do seu financeiro permite que você entenda como anda a saúde da sua empresa e ainda cumpra com todas as suas responsabilidades.

O planejamento financeiro proporciona clareza para o empreendedor, desviando do perigo de dificuldades financeiras e da falência.

Todas as empresas, independentemente do tamanho, precisam de um planejamento financeiro. Isso porque ele permite que você preveja situações, como falta de caixa por exemplo, e tome atitudes que ajudem sua empresa a se mantenha no mercado.

Para conseguir um empréstimo no banco, por exemplo, você vai precisar ter um planejamento financeiro, para mostrar que sua empresa ter condições de garantir o pagamento das parcelas.

O que precisa ter no meu planejamento financeiro?

A principal ferramenta é o Fluxo de Caixa, que nada mais é do que o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro.


Entradas = contas a receber, o que você vendeu ou os serviços que você prestou

Saídas = contas a pagar (salário, fornecedores, contas e impostos)

O Fluxo de Caixa vai te dar visibilidade da situação real da empresa, se ela está sendo lucrativa, se está sobrando ou faltando dinheiro no final do mês. Também permite fazer uma projeção para os meses futuros e elaborar um Orçamento.

Permite conhecer os seus custos e como isso afeta a sua lucratividade.

Ajuda na hora da formação de preço. Calcular corretamente o preço de venda do seu produto/serviço, com base nos seus custos e despesas.

Sabemos que imprevistos podem acontecer e por isso estar preparado é fundamental. Além de Capital de Giro suficiente para cobrir a operação, é necessário ter uma Reserva de Emergência.

Com essas informações você será capaz de fazer uma análise do cenário atual e projetar cenários futuros.

Determinar metas, acompanhadas de planos de ação, traçados pensando no que é necessário para que elas sejam alcançadas.

Qual a melhor forma de fazer planejamento financeiro?

Pequenas ações já podem trazer resultados significativos para o seu negócio, tudo vai depender da complexidade da sua operação.

Pode ser em um caderno, uma planilha ou um software. Encontre a maneira mais adequada para o seu negócio e aquela com maior aderência. A vantagem dos softwares é que eles possuem relatórios, que auxiliam na análise das informações e na tomada de decisão. Existem opções de diversos preços no mercado, inclusive gratuitas.

Mas o planejamento financeiro não deve ser feito apenas uma vez e esquecido, precisa ser acompanhado e revisto periodicamente.

Helen Aline Anitelli

Consultora Financeira proprietária da Anitelli Assessoria e Consultoria Financeira Ltda. Especialista em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV. Ajuda empresas a se organizarem financeiramente, através de uma reestruturação ou terceirizando o departamento financeiro.

0 visualização0 comentário

Telefone: (11) 96451-8785

© 2021 por Anitelli Assessoria e Consultoria Financeira Ltda.

  • Facebook Clean
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn Clean