• helenaline9

Aprenda a calcular o Ponto de Equilíbrio da sua empresa

O ponto de equilíbrio é um indicador de segurança que calcula o faturamento mínimo necessário para cobrir todos os gastos do negócio, em um determinado período de tempo.

Também conhecido como break even point, ponto de ruptura e/ou ponto crítico. Os produtos/serviços vendidos pagam todos os custos e despesas fixos e variáveis, mas o lucro da empresa é zero.

Existem três variações do ponto de equilíbrio: o contábil, o financeiro e o econômico. Veja a diferença entre eles e aprenda a calcular:

Ponto de equilíbrio contábil

Esse é o mais utilizado. Divide-se os custos e as despesas fixas pela Margem de Contribuição, resultando no valor necessário para igualar os gastos e, a partir daí, começar a gerar lucro.

PEC = custos e despesas fixas / margem de contribuição

Ponto de equilíbrio financeiro


É semelhante ao anterior, a diferença é que ele exclui da conta depreciações de ativos e outras despesas não desembolsáveis (algumas empresas incluem a depreciação como custo em seus balanços anuais).

No ponto de equilíbrio financeiro essas despesas são ignoradas porque o que importa são os gastos que efetivamente representam um desembolso de dinheiro do caixa da empresa.

PEF = custos e despesas fixas - despesas não desembolsáveis / margem de contribuição

Ponto de equilíbrio econômico


Nesse indicador precisamos acrescentar o custo de oportunidade. Ao optar por investir na empresa e não em outras aplicações, essa fórmula indica o quanto é necessário faturar para equilibrar esse fator e tornar essa a opção mais vantajosa.

Ou seja, a empresa precisa gerar um resultado igual ou superior ao que foi preterido pelo empresário.


PEE = custos e despesas fixas + custo de oportunidade / margem de contribuição

Em resumo, é o ponto de equilíbrio que mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos gastos, deixando a empresa no zero a zero, ou seja, sem lucro e sem prejuízo.


Essas informações são especialmente úteis na elaboração do Orçamento Empresarial, pois é nele que serão consolidados os números encontrados nesses cálculos e as projeções de receitas e gastos que estão diretamente ligados ao Planejamento Financeiro da empresa.


Anitelli Consultoria

Telefone: (11) 96451-8785

E-mail: contato@anitelliconsultoria.com.br

Site: www.anitelliconsultoria.com.br

1 visualização0 comentário