• helenaline9

Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é um documento contábil que demonstra a evolução do patrimônio total da organização em determinado período de tempo (geralmente um ano). Junto com o DRE - Demonstrativo de Resultados do Exercício e o DFC - Demonstrativo de Fluxo de Caixa compõe a tríade das principais demonstrações financeiras de uma empresa. ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL A estrutura do balanço patrimonial é dividida em três categorias:

  • ATIVO

Os ativos ficam à esquerda na tabela. Nessa parte do balanço são registrados os bens e direitos. Os bens são formados por tudo o que a empresa tem em sua posse, como máquinas e equipamentos, enquanto os direitos são aquilo que a empresa possui, mas que não estão em seu poder, como recursos depositados no banco por exemplo. Ou seja, ativo é tudo aquilo que pode gerar benefício econômico no futuro, como bens, produtos em estoque, recursos aplicados, investimentos financeiros, entre outros. Para facilitar a análise, as contas devem ser dispostas por ordem de liquidez. As contas que se transformarão em dinheiro mais rapidamente vêm primeiro no balanço, seguidas daquelas que são menos líquidas. E o ativo é separado em dois: Ativo circulante: são os bens e recursos que podem ser convertidos em dinheiro em um período inferior a um ano – curto prazo. Ativo não circulante: são os recursos de permanência duradoura, com realização acima de um ano – longo prazo.

  • PASSIVO

Os passivos ficam à direita na tabela. Essa parte do balanço representa as dívidas e as obrigações financeiras com terceiros. As dívidas são as contas a pagar para fornecedores e as obrigações se referem aos bens que não são da empresa, mas que estão sob o seu poder, como o pagamento de funcionários, por exemplo. O passivo também é dividido em dois, de acordo com sua exigibilidade: Passivo circulante: são as obrigações que a empresa tem que pagar durante o ano contábil, tais como salários dos funcionários, fornecedores e impostos – curto prazo. Passivo não circulante: obrigações a serem pagas em um período maior que um ano, como empréstimos financeiros – longo prazo.

  • PATRIMÔNIO LÍQUIDO

O patrimônio líquido também fica à direita na tabela, abaixo do passivo. Patrimônio líquido é a diferença entre os ativos e os passivos, sendo que o ideal é que a empresa tenha sempre mais ativos do que passivos. O patrimônio líquido compreende os recursos próprios da entidade, composto pela integralização de capital pelos sócios e/ou os lucros gerados pela companhia.


Além de ser uma obrigação contábil para quase todas as empresas, o balanço patrimonial é uma ferramenta importante para a análise da situação financeira de qualquer empresa. Com este instrumento é possível avaliar diversos aspectos do negócio, como suas principais fontes de recursos (capital próprio ou de terceiros), grau de endividamento, liquidez e rentabilidade, permitindo tomadas de decisões mais seguras. Anitelli Consultoria Telefone: (11) 96451-8785 E-mail: contato@anitelliconsultoria.com.br Site: www.anitelliconsultoria.com.br

0 visualização0 comentário

Telefone: (11) 96451-8785

© 2021 por Anitelli Assessoria e Consultoria Financeira Ltda.

  • Facebook Clean
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn Clean