• helenaline9

Como economizar e não pagar tarifas bancárias

A taxa de manutenção das contas bancárias constitui um valor fixo mensal cobrado pelo banco. Ele não é calculado sobre o saldo disponível na conta, mesmo assim o valor ao final de um ano pode ser bem alto.


Veja maneiras de economizar:


Serviços essenciais


Os serviços essenciais são regulamentados pelo Banco Central do Brasil através da Resolução nº 3.919 de 2010. Todos os bancos são obrigados a disponibilizar aos clientes pessoa física uma modalidade de conta corrente sem taxa de manutenção, chamada de serviços essenciais.

As instituições bancárias não podem cobrar tarifas para serviços considerados essenciais, como alguns relacionados à conta corrente e à conta de poupança. Para a conta corrente, os seguintes serviços são considerados essenciais e, portanto, gratuitos:


a) fornecimento de cartão de débito;

b) 2 extratos dos últimos 30 dias por mês;

c) 4 saques por mês;

d) 2 transferências entre contas do mesmo banco por mês;

e) 10 folhas de cheques por mês;

f) consultas via internet ilimitadas;

g) extrato anual de tarifas cobradas.

Para a maioria das pessoas os serviços essenciais são suficientes. A única desvantagem desse pacote básico é que ele não contempla nenhuma transferência para contas de outros bancos (DOC/TED), sendo esses serviços cobrados à parte.

Infelizmente a conta de serviços essenciais não pode ser utilizada por empresas.

Contas digitais

Conta digital ou conta eletrônica é o nome dado às contas que são abertas, movimentadas e encerradas por meios eletrônicos. Nesse caso as instituições financeiras não disponibilizam agências ou pontos de atendimento ao cliente.

Embora seja regulamentada pelo Banco Central, a denominação conta digital não está prevista na regulamentação vigente. A abertura de conta depende do acordo entre as partes, devendo o contrato definir as regras de funcionamento, não existindo obrigação aos bancos de oferecer a opção de conta digital aos seus clientes.

Você pode entrar em contato com o seu gerente e solicitar a migração da sua conta atual para uma conta digital, sem custos. Existem opções para pessoas físicas e também para pessoas jurídicas.

A conta digital é superior aos serviços essenciais do BACEN pois ela é ilimitada, ou seja, não tem quantidade mínima e máxima de serviços. O cliente pode realizar quantas transferências desejar, para qualquer banco (via DOC e TED), pagar contas, fazer saques em caixas eletrônicos etc., desde que todas as transações sejam feitas pela internet. Somente caso o cliente utilize o atendimento presencial em uma agência será tarifado.

Outra desvantagem da conta digital é que o cliente não tem direito a cheque, caso solicite será tarifado por folha que utilizar.

Fintech

Outras instituições financeiras, chamadas de fintech, possuem contas digitais tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, com custo zero de manutenção. Embora não sejam exatamente de um banco, contas como essa são capazes de oferecer o benefício de não possuir taxas, além dos mesmos serviços bancários das contas digitais mencionadas acima.

E aí, gostou das dicas de como economizar com tarifas bancárias? Acompanhe nossas redes sociais e receba diariamente conteúdo de qualidade que ajudarão sua empresa a prosperar.

Anitelli Consultoria

Telefone: (11) 96451-8785

E-mail: contato@anitelliconsultoria.com.br

Site: www.anitelliconsultoria.com.br

0 visualização0 comentário