• helenaline9

Margem de Contribuição

O QUE É MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO?

Margem de Contribuição é um indicador financeiro que analisa a viabilidade econômica de um negócio.

Nem sempre um grande volume de vendas é sinônimo de lucratividade.

O cálculo da margem de contribuição permite saber quanto cada produto contribui para que a empresa cubra todos os seus gastos variáveis e ainda gere lucro. Também é possível saber qual a quantidade mínima de produtos a serem vendidos para atingir o ponto de equilíbrio e não fechar o mês no vermelho.

Essa apuração deve ser realizada no momento do planejamento estratégico e revista periodicamente. Como cada produto/serviço possui custos e despesas diferentes, é fundamental fazer o cálculo individual.

COMO CALCULAR A MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO?

A fórmula para encontrar esse indicador é bem simples:

Margem de Contribuição = Preço de Venda – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)


Onde:

Custos Variáveis


- Comércio: todos os valores relacionados à aquisição da mercadoria, frete e IPI. Descontar o valor de Crédito de ICMS, se for o caso.


- Indústria: todos os valores gastos na fabricação dos produtos, como: matéria-prima, insumos, embalagens e etiquetas. Não são considerados os valores de salários fixos, nem mesmo dos funcionários da produção, porque são valores pagos mensalmente.


- Serviços: todos os valores gastos especificamente na execução do serviço, como materiais e peças utilizados. Já os salários dos funcionários são pagos integralmente independente de terem sido vendidos serviços ou não e devem ser considerados como despesas fixas, não integrando os valores de custos variáveis.

Despesas Variáveis


Estão relacionadas às vendas realizadas e são basicamente as mesmas para os segmentos de Comércio, Indústria e Serviços. Geralmente se referem a:


- Impostos: percentual dos impostos federais, estaduais e municipais das notas fiscais emitidas, conforme a natureza da empresa.


- Comissão: valores pagos aos funcionários ou representantes comerciais pelas vendas realizadas.


Ao analisar a margem de contribuição unitária de qualquer produto ou serviço, tenha em mente que nenhum deles deverá ter um preço de venda inferior à soma dos valores de despesas variáveis e dos custos variáveis, portanto não contribuindo para pagar as despesas fixas e gerar lucro.

Com exceção de alguma estratégia promocional de vendas, pois o empresário deve buscar constantemente a melhor margem de contribuição para os seus produtos, tentando negociar com seus fornecedores a fim de reduzir os custos e despesas variáveis, para atingir a margem de lucro desejada.

A IMPORTÂNCIA DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

Se você não conhece a sua margem de contribuição, vender bastante ainda pode significar prejuízo no final do mês. Isso porque não há garantia de que o preço de venda cubra os gastos fixos, os gastos variáveis e ainda gere lucro.

Ter essas informações é fundamental para o planejamento de qualquer empresa e é essencial para poder tomar as melhores decisões.

É com base na margem de contribuição que podemos planejar promoções, estipular metas ao time de vendas para saldar produtos específicos, ajustar o preço dos itens que tenham uma margem menor, entre outras decisões relacionadas à precificação.

Veja outras vantagens:

  • Saber o volume mínimo de vendas necessário para pagar as despesas fixas;

  • Saber o volume mínimo de vendas para pagar as despesas fixas e ainda gerar um determinado valor de lucro;

  • Elaborar uma tabela de preços considerando descontos especiais de acordo com o volume vendido a um mesmo cliente;

  • Decidir em qual produto a empresa focará as vendas e/ou qual deixará de comercializar;

  • Campanhas promocionais: descontos/brindes x impacto na quantidade necessária de vendas;

  • Decidir pela quantidade de produção de determinado produto em caso de não haver recursos suficientes disponível para todos;

  • Analisar a concorrência e a competitividade dos preços, bem como a relação com o volume de vendas.

A margem de contribuição é apenas um dos índices a ser considerado para tomada de decisões. Incorpore-o agora mesmo nas rotinas gerenciais da sua empresa. Aliado a outras técnicas de gestão, o seu negócio pode crescer com mais segurança e sustentabilidade.

Esperamos que este texto tenha sido útil a você. Compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o tema, aqui nos comentários. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.

Anitelli Consultoria

Telefone: (11) 96451-8785

E-mail: contato@anitelliconsultoria.com.br

Site: www.anitelliconsultoria.com.br

0 visualização0 comentário

Telefone: (11) 96451-8785

© 2021 por Anitelli Assessoria e Consultoria Financeira Ltda.

  • Facebook Clean
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn Clean