• helenaline9

Os 10 maiores desafios do empreendedor

Muitos sonham em ter o próprio negócio. Não ter mais chefe dando ordens, fazer o próprio horário, não ter que dar satisfação para ninguém... Mas será que a vida de um empreendedor é mesmo livre de obstáculos?

São vários os desafios enfrentados durante essa trajetória, alguns deles bastante comuns:

1. BUROCRACIA E IMPOSTOS

A demora para abrir uma empresa, a complexidade da tributação e a alta carga tributária no Brasil com certeza é um obstáculo.

Não deixe que a morosidade seja um entrave para o crescimento da sua empresa, supere essas as barreiras burocráticas.

Uma empresa que pretende se destacar no mercado precisa ser capaz de abolir processos ineficientes. A burocracia te distancia de formas mais dinâmicas e inteligentes de trabalhar.

2. PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO

Durante os primeiros meses é natural se dedicar ao plano de negócios, estruturar os detalhes da operação, mapear processos.

Mas planejamento em excesso pode matar a empresa. É preciso encontrar o equilíbrio entre planejamento e execução. Saber quando parar de refinar um produto e lançá-lo no mercado, pois o timing é essencial.

Na hora de executar, saber qual tarefa é mais importante dentre tantas responsabilidades é um desafio e tanto. Com recursos limitados, uma grande dificuldade para o crescimento saudável do negócio é entender onde a energia da equipe deve ser alocada.

Planejar a longo prazo é outro desafio enfrentado pelos empreendedores. Com a correria do dia a dia, muitas tarefas para lidar ao mesmo tempo, fica difícil encontrar tempo para planejar o futuro.

3. CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Para empreender é preciso dominar conceitos da área de gestão e administração de empresas.

Abrir uma empresa unicamente com base em experiências pessoais pode ser arriscado, são muitas áreas para gerir.

Existem diversos cursos e especializações que podem fazer toda a diferença para a continuidade do negócio.

4. GESTÃO DE PESSOAS

Uma das principais dificuldades apontadas pelas empresas está relacionada à área de recursos humanos.

Uma boa gestão de pessoas é capaz de transformar completamente uma empresa, por isso a importância de ter uma equipe qualificada e unida em torno dos mesmos objetivos.

E o líder tem papel fundamental. Liderar é dar o exemplo, por esse motivo essa é uma das grandes responsabilidades do empreendedor.

Liderar é contratar com qualidade. É justamente no começo que o negócio mais precisa de uma equipe qualificada, embora nem sempre tenha condições de pagar bons salários.

Equilibrar o caixa e conseguir reunir um time capaz de executar o planejamento de crescimento acelerado é um grande desafio.


5. GESTÃO FINANCEIRA

Outro problema comum é a dificuldade de gerir as finanças da empresa, especialmente diante da crise econômica atual que o país e o mundo vivenciam.

Com os custos aumentando acima da receita, é preciso ter conhecimento de como administrar o fluxo de caixa. Sem uma boa gestão financeira a empresa pode não ter lucro, ou pior, acabar tendo prejuízo.

Controlar os recursos da empresa é mais do que fazer contas em um caderno ou planilha, para administrar o caixa você precisa calcular o capital de giro necessário para bancar a operação da empresa.

Não saber fazer essas contas pode comprometer a viabilidade do seu negócio.

Antes mesmo de abrir uma empresa é fundamental montar um plano de negócios e calcular custos. Projetar cenários (otimista e pessimista) e estimar quanto precisaria de capital de giro para aguentar durante um ano.

O empreendedor tem que estar disposto a trabalhar algum tempo sem perspectiva de faturamento.

6. MARKETING E VENDAS

Conseguir as primeiras vendas é um grande desafio. Como convencer consumidores a adquirir um produto recém lançado no mercado, diante de tanta oferta?

Fale com o maior número possível de potenciais clientes para entender qual o perfil do seu cliente ideal.

Defina seu nicho e desenvolva novas funcionalidades a partir das necessidades desses clientes-chave.

Para conquistar presença de mercado e ser reconhecido é preciso ter credibilidade e relacionamento.

Fale com toda a sua rede de relacionamento pessoal. Use todo o seu poder de convencimento, seu networking e as métricas do primeiro projeto para comprovar resultados a outras empresas.

7. CONCORRÊNCIA

Enfrentar não apenas outros pequenos empreendedores, mas ter que lidar com a competição de empresas grandes que atuam no mesmo setor, em um mercado já saturado, com concorrentes oferecendo serviços similares.

Para se destacar é preciso estar à frente da concorrência, antecipando tendências e evoluindo seus processos.

8. INOVAÇÃO

O desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços é a maior barreira de inovação identificada pelas empresas.

Para inovar o empreendedor precisa questionar a forma como as coisas são, tentar resolver problemas de forma criativa e dinâmica.

Outro grande desafio enfrentado, principalmente no começo, é ter de abandonar o mundo das ideias e paixões e adaptar as atividades do negócio às necessidades do mercado.

Ao arriscar em um novo segmento, o foco deve ser em pequenas entregas, simplicidade, testes e muita opinião dos clientes.

9. DELEGAR

É bastante difícil para um empreendedor admitir que não consegue fazer tudo sozinho, mas se quiser que o empreendimento cresça, precisará delegar tarefas.

Conseguir delegar pode, inclusive, economizar muito tempo e dinheiro.

10. VIDA PROFISSIONAL X PESSOAL

A vida de um empreendedor não é nada fácil, sabendo que os rumos do negócio estão nas suas mãos. Isso inclui a sua sobrevivência financeira e também de todos da sua equipe.

Como reduzir o estresse e conciliar a vida profissional com a pessoal?

Não abrindo mão da vida pessoal, mantendo hábitos saudáveis, tendo uma rotina de lazer e de ócio. Desapegar dos pequenos problemas do dia a dia ajuda a clarear as ideias e recuperar as energias, obtendo uma nova visão sobre o negócio.

Aprender a administrar os frequentes altos e baixos, aguentar os momentos ruins sabendo que dias melhores estão por vir, trabalhar duro com a certeza de que esses resultados virão.

Diante de tantos desafios, muitos abandonam o sonho de ter o próprio negócio. É preciso resiliência para superar as adversidades e estudar muito para aprender sobre assuntos que hoje não domina.

Quem decide empreender sabe que esse trabalho tem tudo para ser recompensador. Realização profissional, maior retorno financeiro, ganho de experiência em gestão são alguns dos benefícios. Mas os desafios também estão presentes nessa jornada e devem ser constantemente superados para manter a prosperidade e o bom andamento da empresa.

Anitelli Consultoria

Telefone: (11) 96451-8785

E-mail: contato@anitelliconsultoria.com.br

Site: www.anitelliconsultoria.com.br

6 visualizações0 comentário

Telefone: (11) 96451-8785

© 2021 por Anitelli Assessoria e Consultoria Financeira Ltda.

  • Facebook Clean
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn Clean