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Planejamento Estratégico: seu guia em direção ao sucesso financeiro

Planejamento estratégico é um processo muito importante que envolve a criação e a execução de um plano de médio e longo prazo para alcançar os objetivos de uma organização.

No início de um negócio muitos empresários só estão preocupados em vender e entregar, logo estão acostumados a fazer o que aparece para ser feito, vivem de apagar incêndios e não refletem sobre o que querem daqui a dois anos, por exemplo.

Só que sem parar para pensar em questões importantes, o resultado nunca vai melhorar.

Planejamento remete a metodologia na definição de metas e ações enquanto a estratégia significa análise e decisão com foco no sucesso empresarial.

Esse plano de ação deve ser desenvolvido por todo e qualquer negócio, independentemente do porte ou segmento de atuação. Pode ser realizado anualmente ou com uma proposta de longo prazo, geralmente de três a cinco anos.

Para traçar planos de ações práticos a fim de impulsionar sua empresa, o planejamento estratégico precisa definir:

  1. Qual é o cenário atual da sua empresa?

  2. Onde ela quer chegar, ou seja, qual é o objetivo em um determinado período de tempo?

  3. Como ela pretende chegar lá? Quais ações e recursos necessários?

Diagnóstico


O ponto de partida deve ser identificando os principais problemas do seu negócio. Para isso você pode conversar com clientes e colaboradores, além de analisar o mercado e sua posição dentro dele, entendendo o contexto em que a empresa está inserida.

É essencial que sua empresa possua autoconhecimento. A Análise SWOT é uma ferramenta que permite olhar para dentro da empresa e também para o mercado para entender o cenário atual. Ela analisa suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Após levantar as forças e fraquezas internas do negócio, analise os diferenciais e os pontos que precisam ser melhorados. Faça o mesmo com o ambiente externo, identifique oportunidades e ameaças que impactam a organização e quais medidas podem ser tomadas a respeito.


Cultura Organizacional


Desenhe a identidade e a filosofia da empresa. Embora subvalorizada por muitas pessoas, essa etapa é muito importante pois será a base dos objetivos e metas definidos nos próximos passos, além de influenciar todas as atitudes da empresa no futuro.

Para que o seu negócio seja considerado único, a cultura organizacional precisa ser reconhecida tanto pelo público interno quanto pelo externo. É ela que vai orientar a tomada de decisões e as diretrizes estratégicas.

Missão: é o propósito, a essência, a razão de existir da empresa.

Visão: as aspirações, o sonho a ser realizado.

Valores: os princípios que orientam os comportamentos praticados para cumprir a missão e a visão.


Para que a identidade organizacional funcione é fundamental reforçá-la a todo momento e garantir com que ela permeie todo o negócio. Pode sofrer modificações ao longo do tempo para adequar a transmissão da imagem desejada.


Objetivos estratégicos

O próximo passo do plano é a elaboração de objetivos estratégicos. Cada um desses grandes objetivos deve ser dividido em objetivos menores, que devem ter planos de ação atrelados a ele.



Nos Objetivos Estratégicos são definas as metas globais da empresa, o direcionamento de acordo com a Missão e a Visão.

Os Objetivos Táticos são de médio prazo e a nível gerencial, estabelecendo metas para as áreas e/ou departamentos.

Os Planos de Ação são decisões que tem impacto no dia a dia da empresa, a um nível mais operacional.


Indicadores de performance

Definidos os objetivos e as metas, é preciso definir os indicadores que serão utilizados para medir os resultados da empresa, tendo como base a situação desejada e a atual.

Cada área/departamento deve ter as suas metas e os respectivos indicadores de desempenho.

O próprio faturamento mensal deve ser um dos indicadores a ser acompanhado ao longo dos meses.


Execução

Definidos os planos de ação, agora é hora de colocá-los em prática.

Uma ferramenta bastante útil que pode ser utilizada para registrar de maneira organizada e planejada as ações que serão executadas é o 5W2H.

What: o que deve ser feito

Why: por que precisa ser feito

Where: onde será feito

Who: por quem será feito

When: quando será feito

How: como deve ser feito

How much: quanto custará fazer

Acompanhamento

Acompanhar o desenvolvimento das metas de cada colaborador, equipe ou departamento garante que as ações propostas estão acontecendo conforme o esperado e é fundamental para um planejamento estratégico bem sucedido.

Fazendo um acompanhamento regular é possível identificar falhas e corrigi-las.

E tão importante quanto a execução do Planejamento Estratégico são as revisões. Com o mercado tão dinâmico, nem tudo segue o rumo que é planejado. Muitas vezes o cenário pode mudar completamente de repente, por isso a importância de estar antenado no que acontece no mercado e estar apto para responder prontamente.

Por esse motivo revisões periódicas são peça chave para alinhar qualquer desvio que possa ocorrer ao logo do trajeto e também para avaliar os resultados alcançados. A frequência necessária deve ser estipulada de acordo com cada empresa, não existe regra.


Comunicação interna


Na hora de colocar o planejamento estratégico em prática, todos os colaboradores, gerentes e diretores devem estar alinhados, esse é o grande diferencial.

O engajamento da equipe é peça fundamental para que todos trabalhem focados nos mesmos propósitos. É necessário compartilhar as ações pensadas para atingir os objetivos.

Fazer o Planejamento Estratégico da sua empresa permite tomar decisões mais assertivas, se antecipar a riscos e ter uma visão mais ampla do futuro do mercado, culminando em vantagem competitiva e mais dinheiro no bolso.


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