• helenaline9

Qual a diferença entre Regime de Caixa e Regime de Competência?

Você sabe a diferença entre esses regimes e quando utilizar cada um?

Existem duas formas de analisar a situação financeira de uma empresa: uma maneira contábil e outra gerencial. Entende a diferença entre elas:

Regime de competência

Neste método, o lançamento dos gastos e das receitas é baseado no fato gerador, essa será a data do registro financeiro e não tem relação com o efetivo pagamento/recebimento do valor monetário.

A legislação brasileira considera o regime de competência para fins de imposto de renda e é de adoção obrigatória para os registros contábeis de médias e grandes empresas, além das instituições financeiras.

Ou seja, mesmo que a empresa faça uma transação a ser quitada futuramente, o valor dessa transação será lançado na data da assinatura do contrato, independentemente da data de pagamento.

É com base no regime de competência que o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é confeccionado.

Regime de caixa

Esse método é o mais utilizado pelos gestores por ser considerado mais fácil, de uma maneira geral.

O regime de caixa considera as movimentações no momento da transação financeira, ou seja, as receitas e as despesas são contabilizadas no momento do seu efetivo recebimento ou pagamento, dando origem ao Fluxo de Caixa.

Por exemplo, se a empresa fez uma aquisição de mercadoria com pagamento a prazo, esse pagamento somente será lançado na data correspondente ao pagamento. O mesmo acontece em uma venda parcelada, cada parcela será lançada na data do efetivo recebimento.

A legislação permite que micro e pequenas empresas façam a contabilidade com base no regime de caixa, desde que tenham o controle das informações financeiras e os respectivos comprovantes fiscais.

Qual regime escolher?

O ideal é adotar ambos os regimes para melhor controle financeiro, haja vista que cada um tem uma finalidade distinta e quanto mais informações à disposição do empreendedor, mais fácil e mais assertivas são as tomadas de decisões, aumentando as chances de sucesso.

Anitelli Consultoria

Telefone: (11) 96451-8785

E-mail: contato@anitelliconsultoria.com.br

Site: www.anitelliconsultoria.com.br

0 visualização0 comentário